FAPESP 14/16939-7
Pescadores & Garoupas [Epinephelus marginatus]: ecologia, etnoecologia e segurança alimentar na costa brasileira
2016-2020
Esse projeto visa dar continuidade e ampliar alguns objetivos de projetos anteriores [FAPESP 2009/11154-3 e FAPESP 2006/50435-0]. Há necessidade de um maior conhecimento sobre a reprodução da garoupa, Epinephelus marginatus, espécie em perigo de extinção pela lista vermelha da UICN (http://www.iucnredlist.org/). Essa espécie é de alta demanda comercial cuja pesca provém de comunidades pesqueiras artesanais na costa do Brasil. Usaremos métodos de ecologia e de etnoecologia (ecologia de pescadores) para obter os dados necessários a partir de: questionários semi-estruturados e entrevistas, bem como análise macroscópica das gônadas, dentre outros. Cabe ressaltar a importância do manejo da garoupa à segurança alimentar dos habitantes da costa da Mata Atlântica, dada sua condição de espécie vulnerável. Essa importância associa-se à demandas econômico-gastronômicas, relacionadas à sustentabilidade da garoupa e à segurança alimentar.
ERC Consolidator Grant 2018
Tradition
sep 2019-
Can the knowledge of past fisheries contribute to the future sustainability of modern coastal societies? Small- scale coastal fisheries provide a crucial source of food and livelihood to millions of people living in South America. Whilst marine conservation, dwindling fish stocks and environmental sustainability have driven the research agenda; government and international organisations are now emphasising the pivotal role of local traditional knowledge for promoting sustainable development and poverty eradication in coastal areas of developing and developed.
Built on the previous research experience of the PI in Brazil focusing on coastal archaeology (Marie Curie) and small scale fisheries (British Academy/Newton mobility), the PI will lead an interdisciplinary team of archaeologists, historians, ecologists and economists to i) investigate the cultural, environmental and chronological contexts for the development of small-scale fisheries and ii) engage this knowledge with current debates and policies concerning small- scale coastal exploitation and biodiversity in the Atlantic forest coast of Brazil.
FAPESP_2018/22087-4
Pesca de subsistência e segurança alimentar em comunidades pesqueiras costeiras e amazônicas
2018-
A pesca de subsistência, apesar de amplamente ignorada em estatísticas oficiais e estudos científicos, é um dos pilares da segurança alimentar de comunidades pesqueiras, as quais tendem a ser socialmente vulneráveis. A presente proposta objetiva resultar na redação de três artigos científicos, que visam preencher parcialmente esta lacuna importante na ciência pesqueira brasileira. Especificamente, objetiva-se finalizar a reconstrução histórica das capturas de subsistência brasileiras desde 1950, inferir modificações do consumo para a venda de espécies de alto valor (especificamente, garoupas e sirigados), e relacionar mudanças históricas recentes na pesca de predadores de topo com a situação atual da pesca brasileira.
Percepção e hábitos de consumo de alimentos durante a pandemia de COVID-19
2020
O projeto visa entender como a pandemia de COVID-19 afetou a percepção e os hábitos de consumo de alimentos no Brasil, com o objetivo de a embasar novas estratégias de educação nutricional.
Determinação da relação entre hábitos de consumo e preferência pelos gostos salgados e umami em adolescentes e jovens adultos
2020
Financiamento
CNPq – SAE
Este trabalho visa avaliar se adolescentes e jovens adultos, entre 14 e 24 anos, com padrões alimentares diferentes (em relação à frequência e ao tipo de alimentos industrializados consumidos), terão percepção e aceitação sensorial diferente de um produto (pipoca) adicionado de diferentes concentrações de sal, com e sem adição de glutamato monossódico. Tais dados ajudarão a entender qual a relação entre os padrões de consumo e a percepção/ aceitação/ rejeição de produtos em função da concentração de sal e presença/ ausência de realçador de sabor, de forma a tentar inferir se diferentes padrões alimentares podem levar ao consumo exacerbado de sódio e à rejeição de produtos de sem adição de realçadores de sabor.
Determinação da relação entre hábitos de consumo e preferência pelos gostos salgados e umami em jovens adultos
2020
O projeto tem como objetivo correlacionar o consumo de alimentos com as preferências das pessoas pelos gostos salgado e umami.
Adaptação das metodologias de redutase para avaliação indireta da qualidade de leite de cabraDeterminação da relação entre hábitos de consumo e preferência pelos gostos salgados e umami em jovens adultos
2019-
Realização de ensaios para adequação da metodologia de redutase para determinar indiretamente a qualidade de leite de cabra.
CNPQ
Selos de sustentabilidade ambiental em rótulos de alimentos e bebidas embalados comercializados no Brasil
2022 – Atual
Financiamento
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Verificar a tendência dos selos de certificação ambiental em alimentos e bebidas comercializados no Brasil entre 2017 e 2021;
Verificar as mudanças na qualidade nutricional dos alimentos e bebidas com selos de certificação ambiental comercializados no Brasil entre 2017 e 2021;
Verificar se os selos de certificação ambiental são utilizados conjuntamente com outras alegações de apelo ambiental na frente das embalagens como estratégias mercadológicas para atrair o consumidor.