Os resultados da produção científica dos pesquisadores do NEPA são publicados em revistas científicas nacionais e internacionais nas áreas de ecologia e conservação, ciência de alimentos, nutrição, saúde pública e políticas públicas. Para garantir adequada exposição, os resultados são também divulgados em congressos nacionais e internacionais, na forma de apresentação como pôsteres, trabalhos orais, apresentação de palestras e participações em mesas redondas. Ademais, trabalhamos em parceria com entidades da sociedade civil e jornalistas que nos ajudam na difusão do conhecimento produzido pelos pesquisadores, docentes e alunos vinculados ao NEPA para a sociedade e tomadores de decisão. Para conhecer a produção individual de cada um dos pesquisadores vinculados ao NEPA, veja em equipe. Em termos de publicação institucional, destaca-se a Tabela Brasileira de Composição de alimentos (TACO), como uma das principais referências utilizadas para embasar a composição nutricional de alimentos no Brasil.
O NEPA também é responsável pela publicação da Revista Segurança Alimentar e Nutricional (Revista SAN) que se dedica à publicação de artigos da comunidade científica nacional e internacional que investiguem questões de interesse do campo da Segurança Alimentar e Nutricional e áreas afins.
Revista Segurança Alimentar e Nutricional A Revista Segurança Alimentar e Nutricional (Revista SAN) é uma publicação científica eletrônica do NEPA/ UNICAMP criada em 2005, que adota um sistema de publicação contínua e atende a uma política editorial. De caráter multidisciplinar,a revista se dedica à publicação de artigos da comunidade científica nacional e internacional que investiguem questões de interesse do campo da Segurança Alimentar e Nutricional e áreas afins. A revista tem como objetivos: (i) a divulgação de informações técnico-científicas para a comunidade acadêmica e para profissionais do setor público e privado que atuam na área de Alimentação e Segurança Alimentar e Nutricional, (ii) contribuir para a formação de pesquisadores da área de Alimentação e Segurança Alimentar e Nutricional por meio da divulgação e disseminação de pesquisas e estudos realizados por pesquisadores vinculados a instituições nacionais e estrangeiras.
Tabela Brasileira de Composição de Alimentos A Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO) foi desenvolvida e coordenada pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação (NEPA) da UNICAMP com financiamento do Ministério da Saúde – MS e Ministério do
Desenvolvimento Social e Combate à FOME – MDS, atual Ministério da Cidadania. O objetivo foi disponibilizar publicamente dados de composição nutrição de alimentos
nacionais e regionais utilizando análises laboratoriais segundo critérios internacionais. É uma das tabelas brasileiras de composição de alimentos mais completas segundo estes critérios.